A SANTIDADE DA IGREJA
NÃO DEIXA de ser sancta a Igreja catholica, ainda que dentro della haja tantos e tão enormes peccadores, pois Christo a comparou à rede, recolhendo peixes bons e maus (cf. Mt 13,47); à eira no campo, onde há grão e palha (cf. Lc 3,17); ao campo semeado, onde cresceram junctamente o trigo e as cizanias (cf. Mt 13,25); às dez virgens, cinco dellas prudentes, mas outras cinco fatuas (cf. Mt 25,1); e São Paulo, à casa onde há uns vasos de ouro e prata, que são para ministerios honrosos, e outros de madeira e barro, para os ministerios de contumelia (cf. 2Tm 2,20). E da mesma Igreja foi expressa figura a Arca de Noé, onde entraram animais mundos e immundos (cf. Gn 7,2). Com estas palavras do Evangelho, e outras Escripturas mais litteraes, ficaram convencidos duzentos noventa e seis bispos hereges donatistas – que excluíam da Igreja todos os peccadores – disputando contra elles Sancto Agostinho, em uma conferencia celeberrima, que sobre este ponto tiveram em Carthago. Os heresiarcas João Huss, João de Rocsesana e Martim Luthero renovaram este erro dos donatistas, não advertindo, como cegos, que pela mesma sua doutrina se excluíam da Igreja, pois os seus costumes eram depravadissimos, e tão barbaros, que os circumcelliões, ou escotopitas – ramo dos donatistas – se matavam a si mesmos precipitando-se ou affogando-se, e matavam também a quem os não queria matar. Chama-se, pois, sancta a Igreja, não obstante haver nella peccadores, em razão de serem sanctos os seus fundadores ou propagadores, os Apostolos, sanctos os seus sacramentos, sancta a sua lei, sanctos os seus dogmas, os seus ritos e cerimonias, e sancta a união dos seus membros na mesma fé, religião e obediencia, e também porque só na Igreja catholica há sanctidade verdadeira e inerente nas almas dos justos, que são a sua melhor parte, da qual deve tomar-se a denominação. E neste mesmo sentido podemos entender, com muitos sanctos padres, o louvor que nos Cantares se dá à Esposa, ou Igreja, de ser toda formosa e sem macula: Tota pulchra es, amica mea, et macula non est in te (Ct 4,7) – se com outros padres o não quizermos entender antes da Igreja Triumphante.
Sirva esta doutrina de se não escandalizarem os catholicos – como os hereges se escandalizam – considerando o deploravel e calamitoso estado em que se acha a Igreja, sendo a reforma della, ao mesmo passo que mui necessaria, mui difficultosa. Bem podemos – diz São Gregorio – para chorar este commum trabalho, desejar as lagrymas de Jeremias, dizendo: Oh! como se denegriu o ouro, e se mudou sua cor optima: Imploremus Jeremiae lacrymas, et dicamus: Quomodo obscuratum est aurum, mutatus est color optimus? – Antigamente a Arca nadava no diluvio; agora o diluvio nada na Arca, e diluvio, não de agua, mas de sangue: Maledictum, et mendacium, et furtum, et adulterium inundaverunt, et sanguis sanguinem tetigit (Os 4,2). – Lá, ao multiplicar-se as aguas, subia a arca para o céu: Multiplicatae sunt aquae, et elevaverunt arcam in sublime a terra (Gn 7,17). – Cá, ao multiplicar-se as maldades, desce muito para o inferno. Já os delictos e desaforos se não contentam em habitar nos covis e brenhas, como feras, senão que passeiam confiadamente pelas ruas, e entram pelos templos. A malicia se antecipa à idade, e apenas começa o uso da liberdade humana, quando já se dedica ao serviço da tyrannia diabolica. Não está a fé dormindo, como já no seu tempo se queixava São Cypriano: Jacentem fidem, et pene dixerim dormientem – senão morta, pois lhe falta a vida das boas obras. Não há força de leis, de palavra divina, de castigos, de sacramentos, que baste a destorcer o coração do amor às coisas terrenas e caducas para as celestiaes e eternas. Tudo ultraja, tudo rompe, tudo profana e conculca a furiosa fome do apetite de honras e gostos. Todos no Baptismo promettemos renunciar às pompas do diabo; muitos dahi a pouco as sollicitamos e adoramos. O sal, que havia de resistir a tanta corrupção, enfatuou-se, porque no Sacramento da Ordem, e nos claustros das ordens, muitos não entram chamados por Deus, senão que o mundo os leva, e o mundo levam elles comsigo; e, por conseguinte, não aspiram à perfeição, e nesta negligencia crassissima abrem porta franca a innumeraveis peccados. Emfim, se alguém considerar no lastimoso de tantas miserias, primeiro se lhe acabarão as lagrymas do que as causas de as chorar, como a outro proposito disse o romano estóico: Lacrymae nos deerunt, antequam causae dolendi.
Nestes termos, pois, em que os filhos da Igreja se multiplicaram, não se aumentou a alegria de sua Mãe: Multiplicasti gentem, non magnificasti laetitiam (Is 9,3); boa parte do remedio para a reforma consistia na dos confessores. Porém, se é remedio de si efficaz, como se fará praticavel? É remedio de si efficaz e proporcionado, porque todas as desordens do mundo, ou são peccados, ou do peccado procedem; e todo peccado de pessoa baptizada é materia da confissão; logo, se neste tribunal houvesse bons ministros, isto é, dotados daquellas três prendas, ou requisitos, que ensina Sancto Tomaz, a saber: virtude, sciencia e prudencia, sem duvidas muitas chagas deste Lazaro, que é o corpo mystico de Christo, nas salutiferas linguas destes zelosos cães teriam medicina. Oh! quantas restituições de fazenda e honra se executariam promptamente! Quantos rancores e dissidios se poriam de parte antes de criarem raizes mais profundas! Quantos contractos e demandas, pretensões e renuncias, não achariam patrocinio em opiniões mal fundadas! Que differentes e proporcionados remedios se applicariam, observando-se a variedade dos espiritos e consciencias, umas erroneas, outras ignorantes, outras illusas; umas audazes e temerarias, outras timidas e escrupulosas; outras desmemoriadas e pouco reflexivas! Oh! quanto fructo faz na sua Igreja um bom paroco! Quanto fructo em uma cidade inteira um só confessor sancto, um confessor que não faz excepção de pessoas, para receber e ouvir a todos paciente e benignamente! Que não recusa ouvir confissões geraes! Que estuda sobre granjear e melhorar a fazenda de Christo, que são as almas! Que lhe doem as injurias da honra deste Senhor! Que faz chorar os penitentes, porque elle chora primeiro! Quantas almas lhe traria Deus, se lhas pedisse com vivo desejo da sua salvação, e dellas soubesse dar-lhe boa conta! Que differente respeito e obediencia lhe teriam estas, vendo que só procurava dellas o que procurou Christo! E se este confessor sancto o fosse dos principes, dos pastores, ou dos ministros, quantos lucros iam aqui avançados em um só lucro? Porque: Conversio potentium saeculi – disse São Fulgencio – multum militat acquisitionibus Christi. – E: Qui regem erudit, eum et subditos quosque instruere certum est – disse Diogenes.
Emfim, considere-se o fructo que fizeram na Igreja de Deus um São Raimundo de Penhafort, um São Saaquim, um São Francisco de Sales e um São Philippe Neri, que até o dia da sua morte não cessou de administrar este sacramento, e outros semelhantes operarios evangelicos, e por aqui se verá se o remedio do beato Pio V era efficaz. Não porque possa duvidar-se que o valor dos sacramentos não depende da sanctidade do ministro – como querem os hereges do nosso tempo – senão porque vai muita differença para os fructos delles se lograrem, e se aproveitar melhor o sangue de Christo, entre o ser ou não ser o tal ministro lettrado, prudente e timorato. Se Judas – não se requere nos exemplos total semelhança – fôra dizer o seu peccavi aos outros Apostolos, porventura que não desesperara; foi dizê-lo aos phariseus, e responderam-lhe: Que temos nós com a traição que commetteste? Viras primeiro o que fazias: Quid ad nos? Tu videris (Mt 27,4).
Porém, que o dicto arbitrio seja impraticavel, mostra-se, primeiramente, porque por alguma de três portas entram os sacerdotes a exercitar o poder que receberam de perdoar peccados: pela da justiça, como são os parocos, e mais pastores ordinarios; pela da obediencia, como são os regulares; ou pela caridade, como são quaesquer outros soldados aventureiros desta milicia de Christo. Mas, por qualquer via, sempre necessitam ser homens de grande virtude, de castidade provada, de mansidão e paciencia, de justiça e prudencia, de desprezo do mundo e inteireza de animo. Que, assim como o sacerdote, para dizer missa, tem certas vestiduras sagradas, em que primeiro se reveste, assim um confessor, para fazer o seu officio, as sobredictas virtudes são os paramentos interiores com que primeiro se há de achar ornado, e mal se poderão adquirir sem exercicio de oração e mortificação, o qual raros são os que o emprehendem menos os que continuam, porque omnes quae sua sunt quaerunt, non quae sunt JESU Christi (Fp 2,21). – E queira Deus que os bispos não tenham culpa disto, admittindo ao divino poder de perdoar peccados muitos sujeitos que vivem sujeitos a muitos peccados. Eu lhes não arrendo o ganho, nem julgo nelles por impossivel esta culpa, pois até um São Leão Papa escorregou nella. Do qual conta Sophronio que, havendo insistido em oração e jejum quarenta dias diante do sepulcro de São Pedro, pedindo-lhe instantissimamente que lhe alcançasse de Deus, Nosso Senhor, perdão de seus peccados, no remate desta quaresma lhe appareceu o gloriosissimo Principe dos Apostolos, e lhe disse: Orei por ti, e perdoados te são todos os teus peccados, exceptos os da imposição das mãos. – Quiz dizer os de haver ordenado mal alguns sacerdotes indignos, porque daqui resultam grandissimos prejuizos à Igreja de Deus. E disse que lhes não eram perdoados quanto à pena, porque quanto à culpa claro está que Deus não perdoa uns sem outros, quando são mortaes.
Por outra parte, as lettras – cuja importancia para o tal officio não se pode escusar – têm produzido tanta licença de opinar em qualquer materia, que uma grande parte da teologia moral está reduzida a pontos problematicos, em que cada um pode seguir o que quizer (…).
Quem há de metter este espirito de zelo nos confessores, e em tantos confessores, como é necessario para o fim pretendido? Ou que preceitos e regras podem nisto dar os principes ecclesiasticos, que brevemente se não alarguem e pervertam? Tudo vem a parar em falta de amor de Deus: se o há, tudo se endireita facilmente: se não o há, nada basta para nos metter a caminho. Assim se vão fabricando aquelles dois reinos, um de Jerusalém, outro de Babylonia; um do amor divino, outro do amor proprio, dando Deus a cada espirito os bens que elle procura, a saber, aos vazios as coisas vazias, que são as terrenas e caducas, e aos cheios as cheias, que são as celestiaes e permanentes, como o anjo Uriel disse ao Sancto Esdras: Vacua vacuis, et plena plenis – até que chegue o dia decretorio, em que o acerto de uns e o engano de outros se demonstre a todos.