“Todos os dias falamos de Maria, reunimo-nos diante dos seus altares, alegramo-nos por sermos seus filhos e por participarmos de associações mais especialmente dedicadas ao seu culto. Porém, na ordem da fé, mal a conhecemos e mal nos damos conta de tudo o que Ela representa para Deus e para nós. A muitos desses cristãos a augusta Virgem poderia lançar a censura que Deus fez ao seu povo pela boca de Isaías: ‘Nem os bois me reconheceram nem o meu povo me compreendeu’”.*
* G.J. Chaminade, fundador da Sociedade de Maria (Marianistas) e das Filhas de Maria Imaculada, no Petit Traité de la Connaissance de Marie – Téqui, Paris, 1927, p. l.
“Não é necessário proceder a uma pesquisa minuciosa para constatar a ignorância da grande maioria dos fiéis a respeito da Mãe de Deus, mesmo daqueles que se consideram instruídos, mas cuja bagagem mariológica se resumiria a algumas linhas contendo a enumeração dos principais privilégios e a afirmação do seu poder e bondade.
É fácil prever que, se a devoção a Maria se baseia menos no dogma do que no sentimento, será tão instável como o sentimento. Pode manifestar-se muito terna ou entusiasta em certos momentos, mas quase desaparece ou apenas subsiste com eficácia limitada em outros, nos quais ela sobretudo é necessária: nas tentações da idade crítica e na época das aspirações viris ao apostolado. De uma doutrina rudimentar, não pode brotar mais que uma devoção amesquinhada. Até essa devoção amesquinhada pode, em certas ocasiões, produzir resultados surpreendentes, que no entanto representam apenas uma ínfima parte do que obteriam os que são dotados de sólida devoção à Virgem. Quem conhece de perto certas almas mariais, encanta-se com as maravilhas de santidade e fecundidade apostólica que nelas opera a união com a Mãe de Jesus. São essas as almas que “descobriram a Santa Virgem”. Para a maioria, esse descobrimento ainda não se fez.”
Nosso site www.leiturascatolicas.com coloca a disposição de seus leitores e amigos este mais do que recomendável livro sobre os aspectos dogmáticos e teológicos da Mãe de Deus. Se servir ele para aumentar, por menor que seja o amor de alguém a Nossa Senhora, só por esta razão, consideramos que valeu a pena termos elaborado este site.
Agosto de 2012.
Click aqui para fazer o download do livro.